Sobre o Município

História:

O município de Floresta do Araguaia, parte integrante da República Federativa do brasil, criado pela Lei estadual nº 5.760 de 15 de outubro de 1993, é uma unidade do território do Estado do Pará, com personalidade jurídica de direito público interno e autonomia política, administrativa e financeira, nos termos assegurado pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado do Pará.

Floresta do Araguaia foi projetada no início do ano de 1970, onde no território municipal só encontrava pequenos grupos familiares. O marco de formação do povoado de Floresta do Araguaia foi com a chegada da família Barbadinho, que estabeleceu-se por volta do ano de 1970, em uma área de densa floresta e de terras férteis, longe do Rio Araguaia, nas proximidades das cabeceiras de um dos afluentes do Rio Maria.

Monsenhor Augusto Dias de Brito em desobriga pela região foi a primeira pessoa a visitar Floresta quando não se passava de um povoado. Em 31 de dezembro de 1971 foi celebrada a primeira missa pelo padre Monsenhor Augusto, a partir daí, muitas famílias, atraídas pelas terras férteis e pelas vastas pastagens naturais da região, começaram a se instalar. Mas a ideia inicial do religioso era transformar a área em um grande “campo de meditação espiritual. Em seguida todos unidos a Monsenhor Brito construirão um campo de pouso e uma capela para a celebração das missas. Monsenhor Brito, além de líder espiritual, era o líder político, na medida em que aqueles que desejavam ali residir precisavam de sua permissão.

Nesse período também surge a figura do médico Ulisses Vieira, servindo de ponte política com o governo do Pará, auxiliando grandemente o padre enviando documentos ao Governador nos quais solicitavam 20 glebas de 900 alqueires de terra. Tal solicitação (requerimento) foi publicado no diário oficial do Estado do Pará no dia 19 de abril de 1973, criando-se oficialmente a colônia Floresta com 17 glebas. Nesse período também é aberta a estrada de ligação com a BR-155, que posteriormente foi denominada de PA-449.

Em 1988 o empresário José Pereira Barbosa implantou o empreendimento Mineração Vale das Andorinhas. O projeto deu uma grande sustentação econômica e emprego à região, ao captar muita mão-de-obra, fazendo com que chegasse à região muitos imigrantes vindos do Tocantins, Goiás e Maranhão, inclusive um dos seus maiores e grandes feitos do empresário por Floresta se destaca a doação da rede elétrica trifásica.
Com esse adventos surgiram assim as primeiras lavouras de abacaxi, fruto que colocou o município como um dos maiores produtores do Brasil.

Após intensa mobilização popular, em 28 de abril de 1991 foi aprovado o direito de votar o “plebiscito para a emancipação do distrito de Floresta do Araguaia, que pertencia ao município de Conceição do Araguaia. O plebiscito confirmou a vitória pela emancipação. No dia 7 abril de 1992 o resultado foi aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Porém, em virtude de algumas “mumunhas políticas” a emancipação só veio acontecer com a lei estadual nº 5.760 de 15 de outubro de 1993, sendo efetivamente emancipado administrativamente com a posse de Francisco José Medeiros Barbosa, prefeito eleito, com gestão a partir de 1º de janeiro de 1997.

Após a emancipação e seu desmembramento de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia mostrou seu potencial econômico para a cultura do abacaxi. É na abacaxi Cultura que a população de mais de 19 mil habitantes tira seu sustento, sendo hoje o setor mais forte na geração de emprego e renda da economia local. Mas a cultura do abacaxi não é a única atividade econômica do município. A pecuária, a mineração, o comércio e o turismo são outros importantes meios de receita para a região. Por conta de suas belezas naturais, Floresta integra, inclusive, o Programa Nacional de Municipalização do Turismo. O município, entrecortado pelos rios Araguaia e Pau D`Arco, possui inúmeras e belas praias. A da “Fofoca” e a “Praia da Cigana” são as mais procuradas pelos turistas que visitam a região. É comum ver na área pessoas passando a temporada de verão acampadas em barracas. Outra ótima opção é o Distrito de Bela Vista, localizada a 44 quilômetros do centro da cidade. É lá que, no mês de julho, mês mais quente na região, se concentra a programação de verão de Floresta do Araguaia.

Em Floresta do Araguaia, o abacaxi é motivo de festa. O Festival do Abacaxi, que acontece durante três dias do mês de maio, é o maior evento anual do município. Nele, os visitantes podem saborear e conhecer tudo o que é possível fazer com a fruta. Sucos, sorvetes, bolos, bebidas e geleias são apenas algumas das muitas delícias saboreadas no festival. Floresta é o município que mais produz abacaxi no Brasil, registrando produção de mais duzentos milhões de frutos por ano; com safra intensa de dezembro à maio, Floresta do Araguaia ainda é sede da maior indústria de suco concentrado da fruta do Brasil, com capacidade de quatro mil toneladas/mês, exportando para os países da União Europeia, NAFTA, Liga Árabe e Mercosul.

Geografia:

FUNDAÇÃO: 1970
LEI DE CRIAÇÃO: Lei 5.760 /15 de outubro de 1993
DATA DE Instalação: 21 DE ABRIL DE 1997
ANIVERSARIO: 19 DE ABRIL

Localização: Microrregião de Conceição do Araguaia e na mesorregião do Sudeste Paraense

Área: 3.444 km2
População: 19 746 hab. IBGE/2017
PIB per capita: R$ 16 530,76 IBGE/2014
PIB: R$ 314 167,14 mil IBGE/2014
Gentílico: Florestense ou Araguaiense

Coordenadas geográficas decimais Latitude: -7.55435
Longitude: -49.7135
Altitude de Floresta do Araguaia 192 metros de altitude

Limites: Floresta do Araguaia limita-se com os municípios de Conceição do Araguaia, Rio Maria, Pau D”Arco e Redenção, além do Estado do Tocantins.

Clima: tropical úmido, com inverno seco. O período mais chuvoso é entre os meses de novembro a abril. Chove, em média, de 120 a 150 dias por ano. As temperaturas variam de 25ºC a 33ºC.
CEP: 68543-000

Hino Municipal:

I PARTE
És Floresta tão meiga e bela

Circundada de encantos mil

Teus eternos heróis

Te fizeram pra nós

Louvemos a ti mãe gentil.

Solo fértil de muitas riquezas

Agrícolas e minerais

Os teus córregos, cascatas, cachoeiras e matas

Quem te vê não esquece jamais.

ESTRIBILHO I
Oh! Floresta do Araguaia

De um povo intrépido e varonil

O teu céu azul, mais anil

Meu paraíso, meu sol, meu Brasil.

II PARTE
Entre campos floridos e serras

Do Araguaia emoção marejar

Berço eterno de paz]a minha alma por ti embalar.

ESTRIBILHO II
Suas terras, são sagradas

Coroadas com êxito e labor

Monsenhor Augusto, o mentor

Com afinco a eternizou.

Bandeira:

Brasão:

Acessibilidade